Conheça mais Sobre Nós

O Instituto Um Novo Olhar é pioneiro no tratamento médico gratuito para Mulheres Vítimas de Violência doméstica, com Acolhimento Psicológico, Tratamento de Reconstrução Facial, Orientação Jurídica, Capacitação e Orientação das nossas Assistentes Sociais.

Nosso Objetivo e Missão

Reconstruindo a face de mulheres que foram vitimas de extrema agressão, em sua grande maioria por seus parceiros e cônjuges. O Instituto que tem como objetivo devolver a autoestima da mulher e reconstruir a autonomia de vida, quebrando o ciclo de violência. A agressão vai muito além do físico.

As marcas escondem medo, vergonha e autoestima destruída. O atendimento psicológico e psiquiátrico faz parte do procedimento de inserção e direcionamento das vítimas. Além de uma equipe de psicólogos capacitados com o tema, também faz parte do procedimento a inserção e direcionamento das vítimas no mercado de trabalho recriando autonomia e independência das mulheres.

Números Alarmantes

O Ministério da Saúde registra que, no Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive. A maior parte das vítimas de violência (física, sexual, psicológica, entre outras) são mulheres. A Lei Maria da Penha define cinco formas de violência doméstica e familiar, deixando claro que não existe apenas a violência que deixa marcas físicas evidentes. No entanto, tais iniciativas são um avanço, e outras se unem, como o projeto da Dra. Carla Góes, a fim de contribuir com o resgate de vidas abaladas corporal, mental e socialmente.

Joe Raedle/Getty Images

Violência Psicológica

Xingar, humilhar, ameaçar, intimidar e amedrontar; criticar continuamente, desvalorizar os atos e desconsiderar a opinião ou decisão da mulher; debochar publicamente, diminuir a autoestima; tentar fazer a mulher ficar confusa ou achar que está louca; controlar tudo o que ela faz, quando sai, com quem e aonde vai; usar os filhos para fazer chantagem – são alguns exemplos de violência psicológica, de acordo com a cartilha Viver sem violência é direito de toda mulher.

70307249bd4018726a5a75bc5c6b06c7

Violência Física

Bater e espancar; empurrar, atirar objetos, sacudir, morder ou puxar os cabelos; mutilar e torturar; usar arma branca, como faca ou ferramentas de trabalho, ou de fogo.

violencia-contra-mulher-foto-agencia-brasil-18-06-20-compressor

Violência Sexual

Forçar relações sexuais quando a mulher não quer ou quando estiver dormindo ou sem condições de consentir; fazer a mulher olhar imagens pornográficas quando ela não quer; obrigar a mulher a fazer sexo com outra(s) pessoa(s); impedir a mulher de prevenir a gravidez, forçá-la a engravidar ou ainda forçar o aborto quando ela não quiser.

pexels-cottonbro-studio-4101206

Violência Patrimonial

Controlar, reter ou tirar dinheiro dela; causar danos de propósito a objetos de que ela gosta; destruir, reter objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e outros bens e direitos;

A idealizadora

Médica há 30 anos, a baiana Dra. Carla Góes, iniciou a sua atuação no campo da saúde da mulher em 1996, em São Paulo, com a criação projeto social “Mãezinhas de Rua”, que realizava atendimento médico e assistência à adolescentes e mulheres gestantes em situação de rua. De lá para cá, lançou cinco livros, todos sobre saúde, bem-estar e auto cuidado para mulheres. Em 2018, a partir de vivências com pacientes dentro da sua clínica médica em São Paulo, Dra Carla criou o Instituto Um Novo Olhar, instituição social que oferece tratamento médico e psiquiátrico gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica, sendo, até os dias de hoje, o único do Brasil a realizar cirurgias de reconstrução facial. Foi também a responsável, em parceria com o Instituto Psiquiátrico do Hospital das Clínicas em São Paulo ( IPq -HC), pela criação do primeiro ambulatório da América Latina de atendimento gratuito em Psiquiatria para mulheres vítimas de violência doméstica.

IPq e Um Novo Olhar

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (IPq) acaba de criar o primeiro ambulatório de saúde mental voltado às vítimas de violência doméstica, um problema que aumentou durante a pandemia de COVID-19 e atingiu quase 620 mil mulheres em 2021, segundo dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O programa está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Um Novo Olhar, que oferece vários tratamentos gratuitos a mulheres vítimas de violência, como cirurgias de reconstrução facial.

Não se cale!

O número de suicídios são assustadores e estamos acompanhando vítimas de Violência doméstica que não são identificaras e a sensação de “ não chegamos à tempo “

NÃO SE CALE!!!!
Você não está sozinha.

Você não
está sozinha!

Basta uma Mensagem 📤 Ao enviar uma mensagem no nosso WhatsApp receberá um link para preencher. Acesse o site www. umnovoolhar.org e conheça mais sobre o nosso trabalho. O Instituto Um Novo Olhar passou a ter esse nome em 2018 e fará 5 anos em maio de 2023. Tem um trabalho pioneiro no acolhimento e tratamento médico com reconstrução facial no Brasil , junto ao Instituto de Psiquiatria @ipq.hcfmusp inaugurou o primeiro ambulatório de saúde mental para Mulheres vítimas de violência. O atendimento multidisciplinar é necessário para atendimento dessas mulheres e assim o ambulatório dará em conjunto com a equipe do @institutoumnovolhar com complementação do tratamento que realizamos no Instituto e assim conseguir devolver dignidade para poder resgatar pessoas e modificar destinos de vidas. Temos o apoio multidisciplinar de equipes do Hospital das Clínicas, sendo um dos serviços o da ginecologia do HC chefiada pelo Professor Titular Edmund Baracat. 👁‍🗨Entre em contato pelo canal de denúncia e atendimento no Whats

Cartilha

Dia 29 de dezembro às 13h, fizemos no MASP a distribuição da cartilha “Basta de Violência “, que através da informação busca o Combate e a prevenção à Violência Doméstica.
Contamos com o apoio fundamental dessa equipe que muito trabalha para o as Mulheres de São Paulo, a Guardiã Maria da Penha @gcmspoficial @idmas.gmp Secretaria de Segurança urbana da prefeitura de São Paulo @elzapaulinasouza que estarão participando nessa última sexta-feira do ano de 2023, esclarecendo e fazendo parte da transformação que necessitamos.
Venha você também fazer parte desse grande dia 🙏🏻Basta uma Mensagem 📤

Ao enviar uma mensagem no nosso WhatsApp receberá um link para preencher.

Acesse o site www. umnovoolhar.org e conheça mais sobre o nosso trabalho.

O Instituto Um Novo Olhar passou a ter esse nome em 2018 e fará 5 anos em maio de 2023. Tem um trabalho pioneiro no acolhimento e tratamento médico com reconstrução facial no Brasil , junto ao Instituto de Psiquiatria @ipq.hcfmusp inaugurou o primeiro ambulatório de saúde mental para Mulheres vítimas de violência.
O atendimento multidisciplinar é necessário para atendimento dessas mulheres e assim o ambulatório dará em conjunto com a equipe do @institutoumnovolhar com complementação do tratamento que realizamos no Instituto e assim conseguir devolver dignidade para poder resgatar pessoas e modificar destinos de vidas.
Temos o apoio multidisciplinar de equipes do Hospital das Clínicas, sendo um dos serviços o da ginecologia do HC chefiada pelo Professor Titular Edmund Baracat.

👁‍🗨Entre em contato pelo canal de denúncia e atendimento no WhatsApp (11) 93700-1200, nossos atendimentos foram desde o início e continua sendo assim. Após triagem e atendimento adequado do Instituto UNO se necessário você será encaminhada e tratada com Reconstrução Facial, médicos da psiquiatria, psicologia e assistência social e jurídico , que foram selecionados para realizar o melhor atendimento.

#denuncie180
#violenciacontramulher
#umnovoolhar